Os dois lados da Vaidade

Por mais que contrarie as opiniões da sociedade, a vaidade é um sentimento presente em todos, mas o que separa uma simples vaidade de um duro problema é a intensidade deste sentimento. Para alguém ser considerado “vaidoso propriamente dito”, deverá ser analisado os aspectos físicos e psicológicos deste indivíduo. Já, um “vaidoso moderado” pode enfrentar as dificuldades cotidianas com maior facilidade.

Em diversos casos a vaidade representa a diferença intelectual e a competência de candidatos que competem para algum interesse próprio. Sem esta vaidade não há lideres e não há a exploração do conhecimento para passar obstáculos e chegar ao baú de ouro, no final do arco-íris. O ex-presidente da República Fernando Collor de Mello apresentou-se como um vaidoso, conquistando o voto feminino e conseqüentemente ganhou o pleito contra experientes da política, em 1989. Os opositores da época afirmaram que a vaidade e o personalismo excessivo derrubou o ex-presidente.

A vaidade não possui um significado somente. Ela representa um sentido amplo, pois forma vencedores e também manifesta atos de dissimulação, superioridade inútil, individualismo, personalismo, dificultando o relacionamento com seus conhecidos e assim cria diversas dificuldades cotidianas. Neste caso, a vaidade torna-se um problema grave que necessita de cuidados psicológicos, pois uma crítica ao vaidoso pode criar uma grande desavença.

O dicionário Michaelis especifica a vaidade como uma qualidade e como um defeito. Diz, negativamente, que é a qualidade do que é vão, mas positivamente, pode servir para ganhar a admiração alheia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Identifique-se. Selecione Comentar como com a opção Nome/URL.
Deixe o campo URL em branco ou preencha com o seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o editor do site pelo conteúdo, inclusive quanto a comentários; portanto, o editor reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos.







  ..

TOPO