O Poder do Cinema Nacional

Com o passar do tempo, o cinema brasileiro vem mostrando a sua força. As pessoas de mais idade afirmam que há anos atrás não havia cinema, somente filmes vulgares. Os tempos mudaram e o Brasil mostrou seu potencial participando freqüentemente do Oscar, principal prêmio do cinema mundial.

Filmes como “O auto da compadecida”, “Dois filhos de Francisco” e “Central do Brasil” são ícones do nosso cinema. O sucesso destes filmes pode estar presente na alta capacidade de suas produções, somada a uma linguagem que adapta a um perfil de público crescente. Além disso, o cinema vem se aproximando do povo, onde as empresas produtoras investem em baixos custos ao espectador e na divulgação dos seus produtos. A regionalização é outra característica que pode ser considerada, pois os brasileiros descobrem outras culturas de vários pontos do País.

Porém, é difícil dizer que o cinema é um meio fluente pela grande massa. Basta comparar o público de um filme com alta bilheteria com a audiência das três maiores redes nacionais de televisão: o cinema fica com uma grave desvantagem. Já, se compararmos o cinema com o teatro ou com o público de uma partida de tênis, veremos uma grande vantagem ao cinema, que está popularizando a sua estrutura.

O cinema brasileiro no passado, tirando a vulgaridade, possui uma característica muito importante. Um grande ator brasileiro pode ser considerado o pioneiro do “cinema popular”, falo em Mazzaropi. Seus filmes, protagonizados pelo personagem Jeca Tatu, apresentava uma linguagem extremamente popular e foram sucessos de bilheteria. São assistidos até hoje.

Filmes como “Cidade de Deus” e “Tropa de Elite” apresentam uma realidade que muitos presenciam no Brasil. Também há filmes considerados “elitistas”, que não apresentam a linguagem da cultura do povo e filmes históricos, como “Olga”, que levam a curiosidade do espectador conhecer a trama. Em geral, nosso cinema vem se aproximando das camadas populares e da cultura do povo, que resulta no aumento de espectadores e na popularização dos filmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Identifique-se. Selecione Comentar como com a opção Nome/URL.
Deixe o campo URL em branco ou preencha com o seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o editor do site pelo conteúdo, inclusive quanto a comentários; portanto, o editor reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos.







  ..

TOPO