A Ditadura da Moda

Vivemos numa época em que ditadura é sinônimo de arcaico, porém devemos assumir que atualmente há um modo em prática por toda a sociedade: a ditadura da beleza. Padrões de se vestir, de se maquiar e até de se movimentar são impostos por uma autoridade máxima: a moda.

O conceito do que é belo e do que é feio venho à tona em conseqüência aos sentimentos capitalistas. Não é só na economia que a moda influência, mas também no padrão de vida e de estética. No auge da sociedade feudal o padrão de beleza era a mulher robusta, mas com o passar dos anos este padrão inverteu. Passou a ser belo o corpo cada vez magro, porém com a atenção da mídia e dos médicos esta tendência começa a ser discutida.

Entretanto, não é unanimidade quem se adere à sedução da moda. Muitos críticos afirmam que este padrão nada mais é do que uma forma de alienar a sociedade para a mesma obedecer as diretrizes da classe empresarial. Boa parte da população afirma ser independente ao quesito moda, mas por muitas vezes consegue ser assediado pelas ofertas do mercado. Cada região do mundo tem seu estilo, muitas vezes considerado ultrapassado, como as mulheres de caras tapadas no oriente médio. Para elas, este modo de vestir é um padrão de beleza assumidamente imposto pela religião e pelo machismo.

O padrão de beleza, como o próprio nome diz impõe uma sociedade de iguais, mas com a justificativa incoerente de que a pessoa torna-se diferente. Na prática não há nenhum problema querer ser um “popstar”, mas teoricamente e com uma básica visão da sociedade capitalista, entendemos que isso é um perigo que pode levar a alienação e está diretamente envolvida na desigualdade social do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Identifique-se. Selecione Comentar como com a opção Nome/URL.
Deixe o campo URL em branco ou preencha com o seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o editor do site pelo conteúdo, inclusive quanto a comentários; portanto, o editor reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos.







  ..

TOPO