Arrependimento é Tudo

A sociedade já conhece uma frase que está há muito tempo em nosso cotidiano: “... e se o arrependimento matasse?”. Este sentimento nos leva a uma sensação de culpa extrema e uma vontade de desfazer a maldade cometida. Todos já foram vítimas e culpados em diversos casos de intrigas. Não estou aqui para ser julgador, pois nem moral teria para tal poder.

Quando alguém nos magoa duramente e após arrepender-se, vem pedir perdão e faz algo para reparar o erro, teremos dois sentimentos espontâneos: um deles é o conforto, pois tiramos um “peso” da nossa vida e o outro sentimento é o mais difícil de decidir - o perdão -. A escolha deste sentimento fundamental dependerá do fato ocorrido e da nossa força de vontade para esquecer da agressão sofrida.

Não é em todos os casos, que somos vítimas. Há fatos em que estamos do outro lado do “balcão”. Se abrirmos o diário da vida, veremos diversos casos. Faço questão de contar um evento em que eu fui personagem. Um colega estava apresentando déficit de ensino, e ao invés de ajudá-lo a melhorar comecei a agredi-lo verbalmente com termos referentes à ignorância. Em questão de tempo, percebi que estava cometendo um ato terrível e acabei mudando meu comportamento, até notar que eu estava querendo o melhor para o colega. Acabamos nos transformando em grandes amigos.

Rever conceitos, fazer o bem, criar um bom vínculo e questionar nossos atos são soluções para mantermos um ambiente saudável. Quando transgredimos, devemos reparar o erro primeiramente conosco e depois, com quem não merece a agressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Identifique-se. Selecione Comentar como com a opção Nome/URL.
Deixe o campo URL em branco ou preencha com o seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o editor do site pelo conteúdo, inclusive quanto a comentários; portanto, o editor reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos.







  ..

TOPO