O Brasil da Música

O mundo dá voltas e as tendências mudam num piscar de olhos. Quem viveu nos anos 80 sabe bem desta época. As vestimentas eram bem discretas, o socialismo predominava na Rússia, o Brasil passava por um regime de exceção e os estilos musicais eram diferentes dos de hoje.

Na cultura, a música mostra a sua origem e a sua zona de predominância. O sertanejo surgiu no interior paulista, o Funk domina as favelas cariocas, o Rap comanda áreas onde houve influencias vindas da periferia estadunidense. Falar em cultura brasileira é falar em MPB, o estilo musical que expressa a tradição surgida aqui. Era o mais apresentado nos áureos festivais de música e teve forte importância em criticar os “Anos de Chumbo”.

Por mais de vinte anos, o Brasil passou por um momento em que só poderia ser dita uma palavra: “sim senhor”. A musica foi a principal voz onde importantes cantores como Chico Buarque, Geraldo Vandré e Tom Jobim puderam expressar o seu contraponto. Uma forte crítica está presente na música Cálice, de Buarque: “Pai, afasta de mim esse cálice / Mesmo calada a boca, resta o peito / Silêncio na cidade não se escuta.” O cantor queria referir-se ao termo “cale-se”, em crítica a censura. Estilos como Hiphop e Rap também expressam sua ideologia, em crítica a sociedade individualista e preconceituosa de diversas partes do mundo.

Não se pode falar em música sem trazer ao debate a cultura e a ideologia da mesma. São fatores importantes na hora em que ouvimos os sentimentos da música no nosso corpo, na nossa alma e no nosso intelecto. Somente nesta última forma sabemos a real intenção do estilo musical sobre nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Identifique-se. Selecione Comentar como com a opção Nome/URL.
Deixe o campo URL em branco ou preencha com o seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o editor do site pelo conteúdo, inclusive quanto a comentários; portanto, o editor reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos.







  ..

TOPO