Informação e conhecimento

O mundo moderno impõe às pessoas a necessidade de analisarmos cotidianamente os fatos que ocorrem na sociedade, principalmente os que acontecem perto de nós. Infelizmente, muitas das notícias que são informadas apresentam fatos tristes, que nos levam a questionarmos a sociedade em que vivemos e cria uma visão pessimista sobre as demais pessoas.

Neste ciclo, devemos separar dois significados: a “informação” e o “conhecimento”. A informação representa uma forma de estarmos atualizados sobre o que ocorre no mundo. A sua forma dominante é a notícia, que pode ser apresentada nos meios de comunicação. O conhecimento abrange a informação, mas nos leva a analisarmos o fato, e ainda aprender algo além do ocorrido, buscando soluções para os problemas, quando acontecem. Um típico exemplo de conhecimento é uma matéria escolar: a “História”. Ela relaciona um conjunto de informações sobre um determinado assunto. A Revolução Francesa, a Revolta da Chibata e a Guerra Fria inicialmente foram divulgadas em forma de meras noticias.

Ter conhecimento não significa a razão de alguém ser feliz ou triste, muito diferente de uma informação. Quem não entristeceu ao ver o ataque às Torres Gêmeas, nos EUA? Agora, podemos com base na pesada notícia, buscarmos um caminho para a paz através da união entre os povos, assim proporcionando a felicidade. O conhecimento pode servir ao detrimento da vida e, ao mesmo tempo, salvar pessoas da morte. As nefastas bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki só ocorreram após amplo conhecimento de cientistas pagos pelo governo estadunidense, durante a Guerra Fria. No entanto, a cura do câncer que hoje salva milhões de vidas, também partiu do conhecimento humano. Isso nos leva a pensar que a importância do conhecimento possibilita diversas reações, mas quando usadas corretamente, trás felicidade a quem produz e a quem recebe.

Conhecimento e informação são fatores preponderantes da sociedade. Ela possibilita ao ser humano diversos sentimentos, mas quando uma notícia nos leva a tristeza, o conhecimento poderá abrir as “janelas” da felicidade. Conhecendo os problemas da sociedade individualista e egoísta em que vivemos, poderemos através do conhecimento coletivo mudar o teor negativo das informações dominantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Identifique-se. Selecione Comentar como com a opção Nome/URL.
Deixe o campo URL em branco ou preencha com o seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o editor do site pelo conteúdo, inclusive quanto a comentários; portanto, o editor reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos.







  ..

TOPO