O cenário político em Porto Alegre rumo à 2012

Há mais de um ano para as eleições de 2012, os partidos políticos iniciaram as articulações para as candidaturas e alianças que disputarão o paço municipal. Apesar das articulações partidárias apresentarem mudanças, é possível delinear o cenário eleitoral dos partidos. A grande incógnita é o PT, que está dividido entre lançar candidatura própria ou apoiar a comunista Manuela d’Ávila.

PDT – É o partido do Prefeito José Fortunati, candidato a um novo mandato na Prefeitura. Articula formar uma grande aliança que una partidos como PMDB, PP, PTB, PPS e até o PSDB (que possuem cargos no executivo municipal). Fortunati sucedeu José Fogaça (PMDB), que renunciou ao cargo em 2010 para disputar o Governo do Estado na eleição em que o vitorioso foi o petista Tarso Genro.

PT – O partido que atualmente comanda a máquina federal e a máquina estadual possui um grupo que está de olho no comando da máquina municipal em Porto Alegre. Há outro grupo que defende o apoio a deputada federal Manuela d’Ávila (PC do B), considerada competitiva para 2012. O vereador Adeli Sell e a deputada federal licenciada Maria do Rosário, segunda colocada na eleição de 2008, são os pré-candidatos à Prefeitura pelo principal partido de oposição ao governo Fortunati.

PMDB – Apesar de haver um grupo que defende candidatura própria, a maioria do diretório municipal – com o aval do ex-prefeito Fogaça – apoia a reeleição de Fortunati e defende a indicação do candidato a vice na chapa da situação. O vereador Sebastião Melo, o deputado federal Osmar Terra e o ex-deputado federal Ibsen Pinheiro são os nomes defendidos pelo grupo favorável a candidatura própria. Osmar Terra informou ao editor que haverá candidatura própria peemedebista ao paço municipal. "Isso diz respeito a todo o PMDB/RS e não só ao PMDB municipal", disse Osmar no Twitter. O parlamentar acrescentou que o mesmo ocorrerá com o PT, pois faz parte do projeto nacional dos petistas.

PSDB – O pré-candidato do partido é o deputado federal Nelson Marchezan Júnior. Articula aliança com o PPS e com o DEM, partidos de oposição em nível federal. O apoio do partido é cobiçado por Fortunati, com o aval de tucanos que integram o secretariado municipal.

DEM – O deputado estadual Paulo Borges é o pré-candidato do Democratas. O partido firmou uma parceria com o PHS e dialoga com os tucanos uma aliança para suceder o prefeito Fortunati.

PC do B – A pré-candidata do partido é a deputada Manuela d’Ávila, terceira colocada na eleição de 2008. Foi a deputada federal mais votada do estado e da cidade em 2010.

PTB – Deverá não lançar candidato a Prefeitura. A tendência é o apoio a uma das candidaturas. Após se aliarem ao PT em nível estadual, fica difícil prever o destino dos petebistas para 2012.

PPS – Faz parte da base aliada de Fortunati. Em razão da proximidade com o PSDB, com o PMDB e com o atual Prefeito, o futuro do PPS é incerto.

PP – Aliado ao atual governo municipal é o partido “número 2” na prioridade de alianças do prefeito Fortunati. Só perde em prioridade para o PMDB.

PSB – O partido do vice-governador Beto Grill apoia a futura candidatura de Manuela. Se a comunista não conseguir o apoio do PT, os socialistas deverão indicar o candidato a vice.

PSOL – A ex-deputada federal Luciana Genro quer ser candidata à vereadora, porém – por ser filha do governador – a legislação estadual não permite. O prováveis candidatos são o vereador Pedro Ruas e Roberto Robaina, presidente estadual do partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Identifique-se. Selecione Comentar como com a opção Nome/URL.
Deixe o campo URL em branco ou preencha com o seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o editor do site pelo conteúdo, inclusive quanto a comentários; portanto, o editor reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos.







  ..

TOPO