Os onze pré-candidatos à Presidência da República

As eleições estão chegando e as especulaões crescem em nível exponencial. Os partidos reforçam a sua imagem de unidade com candidaturas próprias, na maioria das vezes em chapa pura. Dilma e Serra - que farão coligações - são as diferenças neste ano. Todos os dez partidos, com a exceção do PMDB, têm vontade de colocar na pauta eleitoral seus programas partidários. Os analistas falam na polarização PT-PSDB, porém Requião, Ciro Gomes, Marina Silva e uma dezena de pré-candidatos querem acabar com este duelo. Saiba quem são os onze pré-candidatos ao Palácio do Planalto.

Américo de Souza (PSL) - 78 anos, maranhense, é Ministro aposentado do Tribunal Superior do Trabalho. É formado em direito, em administração de empresas e em economia. Defende a extinção de todos os impostos, e no lugar, a criação do Dizimo Cívico. Foi Senador da República e Deputado Federal, pelo PFL. Em 2006, foi candidato a vice-presidente da República na chapa de Luciano Bivar.

Ciro Gomes (PSB) - 52 anos, paulista, é economista e reside no Ceará. Foi Governador do Estado, Ministro da Integração Nacional e atualmente é Deputado Federal. Iniciou a vida pública na Aliança Renovadora Nacional. Seu padrinho é o Senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Em 2002 foi candidato à Presidência da República, pelo PPS. Ouça o jingle da campanha aqui.

Dilma Rousseff (PT) - 62 anos, mineira, formada em economia, é a candidata da situação. Exerce a função de gerir a Casa Civíl da Presidência da República. Na ditadura militar Dilma participou da luta armada. Foi Secretária estadual das Minas e Energia no Rio Grande do Sul, pelo PDT. A (pré-)candidata é preterida pelos caciques do PMDB, entre eles os senadores Renan Calheiros e José Sarney.

José Maria Eymael (PSDC) - 71 anos, gaúcho, atualmente reside em São Paulo. Em 1988 foi Deputado Constituinte pelo Partido Democrata Cristão, onde defendeu o nome de Deus na carta magna. Em 2006, Eymael foi candidato a Presidência da República, sem expressiva votação. É conhecido pelo seu famoso Jingle que completa 25 anos. Ouça-o aqui.

José Serra (PSDB) - 67 anos, paulista, é economista e atualmente governa o estado de São Paulo. Foi Deputado Constituinte e Senador da República. No governo FHC, ocupou o Ministério do Planejamento e o da Saúde, onde quebrou patentes de medicamentos e implantou os remédios genéricos. No regime militar, exilou-se no Chile, onde conheceu intelectuais como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Em 2002, foi candidato à Presidência da República. Ouça o jingle aqui.

Levy Fidélix (PRTB) - 59 anos, mineiro, reside na capital paulista. É fundador do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro, onde foi candidato a diversos cargos majoritários. É conhecido em razão do principal projeto do seu partido, o Aerotrem. Em 2008, foi candidato à Prefeitura de São Paulo, em chapa pura, tendo inexpressiva votação. Ouça o jingle do "homem do Aerotrem" aqui.

Marina Silva (PV) - 52 anos, acriana, é Senadora da República. Militou durante anos no PT, onde conheceu Lula e Chico Mendes. Sua principal base é o ambientalismo. Defensora do desenvolvimento sustentável, tem como provável candidato a vice, o Presidente da indústria de cosméticos Natura, Guilherme Leal. Está entre os quatro principais pré-candidatos à Presidência da República.

Mário Oliveira (PT do B) - mato-grossense, é advogado e professor universitário. Segundo o seu próprio relato, teve uma infância pobre e cresceu na vida com o próprio suor. Em reportagem a revista IstoÉ, apresentou propostas consideradas antipopulares. Defende a pena de morte, a reforma trabalhista, o fim da reforma agrária e é contra ao Ensino Superior Público gratuito.

Oscar Silva (PHS) - 54 anos, maranhense, reside no Distrito Federal. Formou-se em direito na Universidade de Brasília, onde foi professor universitário. Se diz como uma alternativa entre os partidos envolvidos em escândalos. Militou no PMDB e atualmente é filiado ao Partido Humanista da Solidariedade. Defende a extinção de Impostos como o IPI e o Imposto de Renda.

Roberto Requião (PMDB) - 69 anos, paranaense, atualmente governa o Paraná. Formado em direito e jornalismo, dedicou-se à política. É pré-candidato pelo PMDB, mesmo sem o apoio dos caciques nacionais da legenda, que preferem apoiar Dilma Rousseff e indicar um nome para a vice-presidência. Requião tem o apoio do PMDB paulista (liderado por Orestes Quércia), dos diretórios do Sul e do Piauí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Identifique-se. Selecione Comentar como com a opção Nome/URL.
Deixe o campo URL em branco ou preencha com o seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o editor do site pelo conteúdo, inclusive quanto a comentários; portanto, o editor reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos.







  ..

TOPO